Nesta terça-feira (05), o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão(Iema), no Centro de São Luís, foi palco de um evento que promete marcar um novo capítulo na vida das mulheres maranhenses. O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria estratégica com o Instituto Êxito, lançou o programa ‘Maranhão Capacita Elas’.
O programa é um esforço conjunto que visa não apenas oferecer cursos online, mas também moldar o futuro de milhares de mulheres, proporcionando independência financeira por meio do conhecimento.
A mesa de abertura do evento contou com a presença de Abigail Cunha, deputada estadual; Antonieta Lago, secretária adjunta da Semu; Cristiane Rego, integrante do Conselho Estadual da Mulher; Lúcia Helena Heluy, juíza da Vara Especializada da Mulher; Camila Bispo, coordenadora da Patrulha Maria da Penha na Região Metropolitana de São Luís; Susan Lucena, diretora da Casa da Mulher Brasileira; Mônica Nascimento, representando o Ministério Público do Maranhão; e Luciana Abreu, coordenadora de Políticas para Mulheres de São João Batista.
Autonomia Financeira e Capacitação
Com 5 mil vagas disponíveis em cursos online, o programa abrange mais de 100 áreas de conhecimento. Antonieta Lago, secretária adjunta da Semu, destacou a importância dessa estratégia para que as mulheres possam buscar capacitação e, consequentemente, romper com situações de submissão e agressão.
“Esse programa é uma estratégia da Semu para que as mulheres possam buscar capacitação e sua independência financeira para sair de situações de submissão e agressão. Então, por determinação do governador Carlos Brandão, vamos continuar executando ações de fortalecimento da mulher a partir da capacitação e da autonomia econômica e financeira”, afirmou.
A deputada estadual Abigail Cunha ressaltou que o investimento na capacitação das mulheres reforça o compromisso do Governo do Maranhão com o futuro e a independência financeira das mulheres no estado. A educação, segundo ela, desempenha um papel transformador fundamental na quebra do ciclo de violência, proporcionando autonomia econômica.
“Esta é mais uma iniciativa do compromisso do Governo do Maranhão com o futuro e a independência financeira das mulheres no estado. Ao investir na capacitação, o programa reforça o papel transformador da educação para a quebra do ciclo de violência, através da autonomia econômica e financeira das mulheres”, ressaltou a deputada.
A juíza da Vara Especializada da Mulher, Lúcia Helena Heluy, destacou a urgência e a necessidade do combate à violência contra as mulheres. Ela observa que o Maranhão tem apresentado uma queda nos índices em comparação ao ano passado, e iniciativas como o ‘Maranhão Capacita Elas’ contribuem significativamente para esse combate.
“A questão do combate à violência contra as mulheres é algo urgente e necessário. O Maranhão vem tendo uma queda nesse número em comparação ao ano passado, e iniciativas como essa ajudam neste combate, pois possibilita que as mulheres possam se capacitar e buscar sua autonomia financeira para quebrar o ciclo de violência”, pontuou Lúcia Helena Heluy.
Cristiane Rego, do Conselho Estadual da Mulher, parabenizou a iniciativa, ressaltando que todas as mulheres têm direito a políticas públicas que garantam seu conhecimento. “Todas as mulheres têm o direto a políticas públicas garantidos pela lei. Estamos aqui para parabenizar o Governo do Maranhão e a Secretaria de Estado da Mulher por essa bela iniciativa, por que se há alguma coisa que não pode ser tirado de uma mulher é o seu conhecimento”, explanou.
Parceria Estratégica para o Desenvolvimento Feminino
A parceria entre a Semu e o Instituto Êxito reflete o comprometimento conjunto em criar um ambiente propício ao crescimento profissional das mulheres no Maranhão.
Ao disponibilizar vagas em cursos online, a iniciativa visa ampliar o acesso à educação de qualidade, alinhada às demandas do mercado atual. Rachel Jordão, coordenadora do programa, destacou que o ‘Maranhão Capacita Elas’ foi idealizado pela Secretaria Estadual da Mulher pensando, sobretudo, na autonomia econômica e financeira das mulheres.
“O programa foi uma ideia da Secretaria Estadual da Mulher pensando exatamente na autonômica econômica e financeira das mulheres, e para isso estamos lançando hoje o ‘Maranhão Capacita Elas’. São 5 mil vagas para as mulheres do Maranhão abraçarem esse programa que possui mais de 100 cursos on-line, gratuitos e com certificação. E o mais importante, uma vez inscritas essas mulheres podem fazer quantos cursos quiserem pelo período de 6 meses”, explicou Rachel Jordão.
Diversidade de Cursos e Certificação
Com uma oferta diversificada de mais de 100 cursos online, as participantes têm a liberdade de escolher temas que se alinham aos seus interesses e aspirações profissionais. A flexibilidade do programa permite que as inscritas realizem quantos cursos desejarem, recebendo certificados que irão comprovar suas habilidades e conhecimentos adquiridos.
Como Participar
O processo de inscrição é simples e acessível. As interessadas podem criar um usuário e senha acessando o link https://exito.app.toolzz.com.br/semu . Registradas, as participantes estarão aptas a explorar a Plataforma Êxito e iniciar sua jornada de aprendizado.
Demonstrativo de ações da pasta em 2023
Durante a programação do evento, foi apresentado o demonstrativo de ações da Semu em 2023, destacando o impacto positivo das iniciativas já realizadas e os planos futuros para continuar promovendo a igualdade de gênero no estado.
Sobre o Instituto Êxito
O Instituto Êxito de Empreendedorismo atua na formação de novos empreendedores, utilizando uma metodologia construtiva, integrada e participativa. Valorizando abordagens quantitativas e qualitativas, a instituição busca criar conhecimento sobre empreendedorismo, contribuindo assim para o desenvolvimento profissional e econômico das mulheres maranhenses.