Educação Educação
Seduc reúne alunos e profissionais para Fórum Itinerante dos Grêmios Estudantis
A Secretaria da Educação (Seduc) promoverá, nos dias 4, 5 e 8 de dezembro, o Fórum Itinerante dos Grêmios Estudantis. Com a temática “Grêmios estud...
04/12/2023 17h58
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará

A Secretaria da Educação (Seduc) promoverá, nos dias 4, 5 e 8 de dezembro, o Fórum Itinerante dos Grêmios Estudantis. Com a temática “Grêmios estudantis na construção de diálogos antirracistas”, o evento reunirá mais de 800 participantes, entre alunos e profissionais das escolas públicas estaduais, em seis pólos de atendimento, com distribuição dos representantes estudantis em macrorregiões do estado, de forma descentralizada.

Fortaleza sediará um dos encontros, no auditório da Unipace, nesta terça-feira (5), com a presença de 350 representantes, oriundos das escolas vinculadas às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, 2 e 9, sediadas, respectivamente, em Maracanaú, Itapipoca e Horizonte, além das unidades de ensino pertencentes à Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), com sede na Capital.

Sobral recebe, nesta segunda-feira (4), integrantes das escolas sob a abrangência das Credes 3, 4, 5 e 6 (Acaraú, Camocim, Tianguá e Sobral). Em Russas, na terça-feira (5), estarão presentes os participantes das unidades de ensino das Credes 10 e 11 ( Russas e Jaguaribe). Tauá, também no dia 5, concentrará os componentes das Credes de Crateús (13) e Tauá (15).

Na sexta-feira (8), em Quixadá, serão os representantes das Credes 7, 8, 12 e 14 (Canindé, Baturité, Quixadá e Senador Pompeu). Na mesma data, a organização fixará os representantes das Credes 16, 17, 18, 19 e 20 (Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo), na cidade de Crato, polo de atendimento para esse grupo.

Conforme o secretário de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, o formato permitirá a troca de experiências entre os estudantes de uma mesma região, que compartilham realidades e vivências aproximadas. “A ideia é possibilitar uma maior identificação com as pautas levantadas, bem como a identificação de estratégias e soluções para enfrentamento de situações em comum”, destaca o gestor.

O Fórum tem como objetivo promover a atuação protagonista das lideranças estudantis, na condição de juventudes da comunidade escolar, por meio do diálogo e da participação, refletindo sobre os seus diversos modos de expressão, suas práticas sociais e valores no cotidiano, levando à construção de um movimento estudantil que contribua para a gestão democrática na escola.

Serviço

Fórum Itinerante dos Grêmios Estudantis
Quando: nos dias 4, 5 e 8 de dezembro
Locais: Fortaleza – Unipace; Sobral – Centro de Educação a Distância (CED); Quixadá – sede da Crede, Russas – sede da Crede; Tauá – EEEP Joaquim Filomeno Gomes Noronha e Crato – EEEP Violeta Arraes