Geral Maranhão
Integrantes do movimento Pacto Contra a Fome visitam equipamentos de segurança alimentar do Maranhão
Parte da equipe visitou o Banco de Alimentos, a Cozinha Comunitária e o Restaurante Popular do bairro João de Deus, e finalizou participando da últ...
01/12/2023 17h27
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Nesta semana, a equipe do Pacto Contra a Fome esteve em São Luís para conhecer mais de perto as ações, programas e equipamentos do Governo do Maranhão, coordenados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), que atuam no combate à fome e na insegurança alimentar dos maranhenses em situação de vulnerabilidade social.

“O Pacto Contra a Fome veio ao Maranhão para iniciar os diálogos e para fortalecer as políticas públicas e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional [Sisan]. Conhecemos as iniciativas do estado e acreditamos muito que, com as oportunidades que a gente tem aqui, a vontade política e o uso de dados, vamos avançar nessa agenda com muita efetividade”, afirmou Maria Siqueira, diretora de políticas públicas do movimento Pacto Contra a Fome.

Parte da equipe visitou o Banco de Alimentos, a Cozinha Comunitária e o Restaurante Popular do bairro João de Deus, e finalizou a semana participando da última reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) de 2023, realizada na manhã dessa sexta-feira (1º), no auditório da Sedes. Além disso, a equipe também apresentou às secretarias o trabalho do Pacto e a importância dele para que políticas públicas de segurança alimentar sejam, de fato, efetivadas na sociedade.

“Hoje nós tivemos a nossa última reunião da Caisan Maranhão. Foi uma reunião proveitosa em que nós contamos com a presença da equipe do Pacto Contra a Fome. Momento de escuta sobre as ações que o estado já desenvolve e como eles poderão, a partir dessa escuta e observação, apontar caminhos e sugestões de como podemos construir o nosso Pacto Contra a Fome”, destacou Lourvídia Caldas, secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes.

Na reunião, estiveram presentes representantes de vários órgãos do Governo do Maranhão discutindo e dialogando com parte da equipe do movimento sobre ações efetivas e intersetoriais de combate à fome, insegurança alimentar e apoio à agricultura familiar no estado. Destacou-se, também, a importância da adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e do trabalho intersetorial para o fortalecimento das políticas públicas em cada cidade.