O Hospital Regional de Grajaú, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), incentiva a população masculina a adotar medidas sobre autocuidado em todas as fases da vida, de forma a ampliar os debates por meio de palestras e rodas de conversas com diferentes profissionais sobre temas relacionados à saúde integral do homem.
Em alusão ao Novembro Azul, equipes do Hospital Regional de Grajaú reuniram, no sábado (25), pacientes e profissionais da unidade, para ação de promoção da saúde do homem. Durante a ação, foram ofertadas palestras educativas sobre o autocuidado masculino, serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia, hepatites e sífilis, oferta de lanche e, ao final da tarde, uma partida de futebol entre a comunidade e os colaboradores do hospital.
Segundo a diretora geral do Hospital Regional de Grajaú, Cleudes Gomes, a ação integra o planejamento anual de campanhas desenvolvidas para promover a educação em saúde. “É uma campanha gratificante, pois permite alertar e integrar a população e os colaboradores da unidade em prol do autocuidado e da saúde do homem”, destacou.
O médico intensivista Antônio Aurélio, responsável pela palestra, abordou temas relativos à saúde do homem. “Estou muito feliz em poder participar dessa ação, levando informações de qualidade, que pode realmente incentivar que os homens superem seus preconceitos e evitem consequências graves por um diagnóstico tardio em diversas enfermidades”, comentou.
Para o autônomo Josiel Lopes, paciente assistido na unidade, a ação serve como reforço para cuidar ainda mais da saúde. “A programação está de parabéns. É muito interessante tirar nossas dúvidas sobre saúde e ainda poder sair com a consulta marcada. Ajuda a convencer todos a se cuidar”, avaliou.
O Hospital Regional de Grajaú presta atendimento nas áreas de Cirurgia Geral, Ortopedia, ultrassonografias e Clínica Médica. A unidade possui 50 leitos de enfermaria e 11 de UTI e é referência para municípios da região do Centro Maranhense. A unidade da rede da SES é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).