A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com o Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMPI) encerrou, nesta segunda-feira (27), um curso de Instrução de Brigadas de Combate a Incêndios na região de Valença, no Vale do Sambito, centro-sul do Piauí. Foram atendidos pelo menos 55 brigadistas dos municípios de Valença, Santa Cruz dos Milagres, Ipiranga do Piauí, Novo Oriente do Piauí e Inhuma.
O curso foi ministrado por Shandallyê Jandce Araújo, coordenador de treinamento de brigadas florestais da Semarh; e também pelo capitão do Corpo de Bombeiros, William Borgeia; e pelo tenente do Corpo de Bombeiros, Filipe Lima, especialista em combate a incêndio florestal.
A ação contribui para o fortalecimento e engajamento dos municípios no combate às queimadas e incêndios florestais.
O coordenador de treinamento de brigadas florestais da Semarh, Shandallyê Jandce Araújo, informou que os brigadistas em treinamento tiveram acesso a conhecimento sobre a legislação ambiental e autorizações emitidas pela Semarh para a queima controlada, bem como orientação e prevenção sobre o uso do fogo nas comunidades. Os novos municípios a serem atendidos com esse treinamento ainda vão ser definidos pela Semarh.
Já o Corpo de Bombeiros Militar-PI/Batalhão de operações aéreas PMPI tratou da organização da brigada, equipamentos de proteção individual, construção de zona de pouso de helicóptero em locais restritos, abertura de aceiros e técnicas de combate a incêndios florestais.
Curso semelhante foi encerrado, recentemente, na região da Serra da Capivara, atendendo aos municípios de Coronel José Dias (sede das atividades), Jurema, João Costa e Bonfim do Piauí. Outro curso ocorreu na região de Cristino Castro em agosto, contemplando também os municípios de Palmeira do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro e Avelino Lopes, quando foram capacitados 44 brigadistas.
O treinamento também foi realizado este ano nos municípios de Gilbués, Santa Filomena e Barreiras do Piauí. O treinamento atendeu também os municípios de Landri Sales, Brejo do Piauí, Pavussu, e o assentamento Santa Clara, em Canto do Buriti, no período de 05 a 13 de novembro.