A secretária de Cultura do Estado do Pará, Úrsula Vidal, visitou o Maranhão nessa quarta-feira (23) para conhecer o programa Nosso Centro e as experiências exitosas resultantes da implantação e revitalização do Centro Histórico de São Luís, executadas pelo Governo do Estado.
O evento de apresentação do programa aconteceu na sede da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e contou com a presença do secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos, Robson Paz, que no ato representou titular da pasta, Joslene Rodrigues; da superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão (Iphan), Lena Fernandes; do coordenador geral de projetos e obras do Iphan Nacional, Daniel Sombra; e do superintendente da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), Luis Longhi.
“Nós recebemos com muita alegria a secretária de Estado da Cultura do Pará para apresentar as experiências bem sucedidas do programa Nosso Centro, realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secid. Em nome da secretária Joslene Rodrigues, estamos felizes em compartilhar esse trabalho que tem dinamizado e transformado a realidade do Centro e que representa um marco significativo para a nossa cidade”, pontuou Robson Paz.
Para Ursula Vidal, a troca de experiência aqui no Maranhão é importante para inspirar o modelo de gestão no Pará. “Estamos aqui na Secid para conhecer os programas Nosso Centro e o Adote um Casarão. Nós também temos desafios muitos semelhantes na região metropolitana da nossa cidade e essa troca de experiências vai resultar em grandes intervenções urbanísticas em nosso estado. Queremos agradecer essa acolhida maravilhosa e parabenizar o governo do Maranhão por esse grandioso trabalho que é reconhecido nacionalmente”.
A visita foi concluída com visitas in loco à obras entregues pelo programa Nosso Centro.
“Estamos aqui no Maranhão fazendo um intercâmbio importantíssimo entre o Iphan, os estados do Maranhão e Pará, articulando novos projetos e novas propostas para o patrimônio de intervenção. Teremos ações frutíferas para os próximos anos”, afirmou o coordenador geral de Projetos e Ações do Iphan nacional, Daniel Sombra.
Nosso Centro
O programa Nosso Centro foi criado em 2019, e tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. Desde o início do programa, mais de 20 casarões foram reformados, dando lugar a moradias, escolas e empreendimentos comerciais.