A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí, lança o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher nesta sexta-feira (24), às 10h, no auditório do Campus Torquato Neto, em Teresina. A ideia é que este espaço seja usado para acolher mulheres que enfrentam violências dentro ou fora da universidade.
O núcleo vai acolher, ouvir e orientar mulheres pertencentes ao corpo discente, docente, técnico administrativo e colaboradores da Uespi que enfrentam violências no ambiente universitário, a fim de encaminhá-las para as redes de apoio necessárias.
Os trabalhos do núcleo serão divididos em três vertentes: proteção, enfrentamento à violência e prestação de apoio. Serão realizados cursos, palestras, rodas de conversa, seminários e estudos dentro da universidade, com o intuito de educar e conscientizar a comunidade universitária sobre a violência contra as mulheres no ambiente acadêmico, bem como promover a prevenção e a denúncia.
O termo de cooperação entre a Uespi e a Secretaria da Segurança foi assinado em agosto deste ano. O núcleo terá um grupo de trabalho formado por representantes da universidade e da secretaria, que irão elaborar os instrumentos e campanhas que guiarão os participantes dos Núcleos de Enfrentamento à Violência contra a Mulher nos campi da Uespi.
Segundo a psicóloga Vitória Antão, do Serviço de Psicologia da Uespi, é importante que a universidade incorpore esse trabalho para combater a violência contra a mulher e promover a conscientização.
“É fundamental que todas as instituições governamentais abordem questões ligadas à violência de gênero, tendo em vista que é uma demanda presente em todos os espaços e responsável por diversos impactos na vida das mulheres. Por isso, o núcleo é importante para formar uma consciência crítica sobre este assunto, a fim de prevenir a violência de gênero”, comenta a psicóloga.
A iniciativa se fundamenta nos princípios da igualdade, segurança, respeito, inclusão e dignidade das mulheres.