A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou, na manhã deste domingo (19), a entrega de certificados para 56 internos da Colônia Agrícola Major César Oliveira. A certificação refere-se ao curso de Piscicultura Superintesiva em Tanques Suspensos, com carga horária de 40h/a.
O curso aconteceu no período de 13 a 19 de novembro, nos turnos manhã e tarde, com aulas teóricas e práticas, ministradas pelo professor Emanuel Airton, doutor em Piscicultura.
Segundo o diretor jurídico da Sejus, Heitor Bezerra, essa é mais uma oportunidade dada aos internos com a finalidade da ressocialização, através da educação voltada especialmente ao trabalho e renda.
“É um compromisso que o secretário da Justiça, Cel. Carlos Augusto, assumiu desde o início de sua gestão, no qual todos da equipe trabalham incansavelmente em busca de oportunidade e parcerias para levar a ressocialização aos internos”, destaca o diretor.
O curso foi possível a partir de uma parceria com a Fundação Reciclar e Fundação Wall Ferraz, que formou as turmas com apoio da Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo – Funpapi, cuja sede foi disponibilizada para a execução das aulas práticas e teóricas.
“Hoje são 56 reeducandos, totalizando cerca de 120 que já receberam certificados. Isso fortalece o processo de educação, porque à medida que se apropriam de conhecimento, ganham força para mudança de vida ao sair do sistema prisional”, afirma a diretora de Humanização e Reintegração Social, Geusélia Cavalcante.
O professor Emanoel Amorim destaca o esforço dos alunos em aprender, demonstrado na participação nas aulas. Ele afirma ainda que os alunos tiveram a oportunidade de aprender bastante sobre a produção de peixes em diferentes tipos de sistemas, com foco em tanques suspensos.
“Os internos participam ainda de uma aula prática nesta manhã para a segunda turma, entendendo como funciona o fluxo do sistema, desde o tratamento da água, acompanhamento dos parâmetros imunológicos, dentre outras etapas do manejo”, explica o professor.