Geral Maranhão
Grupo de artistas da companhia chinesa Three Tours conhece São Luís em City Tour promovido pela Setur-MA
O passeio guiado ocorreu às vésperas da apresentação da companhia que tem 26 artistas, onde a maioria visita a capital maranhense pela primeira vez.
18/11/2023 00h01
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Entusiasmo, muitos sorrisos e bagagem cultural. Essas vão ser as lembranças do City Tour promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) para o grupo Three Tours.  O passeio guiado ocorreu às vésperas da apresentação da companhia que tem 26 artistas, onde a maioria visita a capital maranhense pela primeira vez.

O Centro histórico de São Luís foi o local escolhido para a recepção calorosa promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Setur, em parceria com a Vice-Governadoria.

Socorro Araújo, secretária de Estado do Turismo, que acompanhou a visita do grupo, falou que o City Tour contribuirá para a promoção do nosso destino turístico, tanto na China quanto em outros países que acompanham as apresentações.

“Hoje, nós estamos recebendo o grupo de artistas chineses que está fazendo um passeio de experiência, de olhar, de vivência, conhecendo os espaços. O Governo do Estado está proporcionando esse City Tour, mostrando o nosso patrimônio rico de história, cultura e que tanto encanta as pessoas do mundo inteiro”, afirmou a gestora.

Para o City Tour, a equipe da Setur-MA organizou paradas estratégicas por teatros e casas de cultura. A caminhada começou pelo Centro de Cultura Odylo Costa Filho, seguindo para a Casa do Maranhão pela rua Portugal.  Os artistas se encantaram com os casarões coloniais, culinária, instrumentos da cultura popular. Por onde passavam, eles chamaram atenção. Outros grupos, de estudantes do estado do Pará e de escolas da Grande Ilha, que também faziam passeios pela Praia Grande, notaram o entusiasmo dos visitantes.

A Praia Grande é perfeita para tranquilos passeios a pé. Com tênis e sandálias baixas, que são os calçados ideais, o grupo de artistas passou ainda pelo Teatro João do Vale, Casa de Tambor de Crioula, Museu do Reggae. Sem demonstrar cansaço, caminharam sobre o piso de paralelepípedos, subiram e desceram ladeiras e escadarias. Cada rua e casarão, facilmente, se tornava cenário dos registros da viagem.

O brasileiro de São José do Rio Preto (SP), Miguel de Oliveira, é componente do grupo, bilíngue e, junto à guia de Turismo da Setur-MA, auxiliou nas explicações dadas em inglês, português e mandarim. Segundo ele, o intercâmbio cultural, em cada cidade que eles visitam, é muito importante. 

“Entendemos que, quando a gente veio para o Brasil, não é só fazer apresentação, mas também é uma maneira de ter um intercâmbio cultural entre o Brasil e a China. Então, para ter esse intercâmbio, realmente, não só a gente tem que subir ao palco, mas a gente tem que conhecer um pouco da cultura do lugar que a gente está indo. Por isso estamos aqui, conhecendo um pouco mais sobre o Maranhão. Agradecemos a hospitalidade de todos”, disse Miguel de Oliveira.

Do Mercado das Tulhas, os artistas chineses levaram especiarias, provaram doces e compraram artesanato maranhense. A coordenadora dos Centros de Turismo do Maranhão (CATs), Marilia Ribeiro, que participou de todo o passeio, explicou sobre a missão de receber bem os turistas e visitantes.

“Nós recebemos vários grupos de turistas, instituições, escolas públicas e particulares. Nesse caso, eles estão aqui para fazer um espetáculo, abrindo janelas para mostrar um pouco sobre a cultura deles, sobre as artes marciais. Então, como bons anfitriões, estamos recebendo o grupo com todo carinho e mostrando nossa cultura e história, fazendo com que eles se apaixonem também pelo nosso Maranhão”, afirmou Marília Ribeiro.

O grupo esteve no Beco Catarina Mina, Museu de Gastronomia e conheceu a Av. Dom Pedro II, aproveitando para tirar fotos na igreja da Sé e Praça da Mãe D'água partindo, depois, rumo à parada final: o Teatro Arthur Azevedo.

Estímulo ao Turismo Internacional

Durante a visita ao Teatro Arthur Azevedo, a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, citou as ações de estímulo que o Governo do Maranhão faz para atrair a vinda de mais turistas internacionais.

“Nós estamos participando de feiras importantes do setor. A divulgação do nosso destino é uma divulgação bem grande. Para exemplificar, estivemos na FIT em Buenos Aires, na Abav no Rio de Janeiro, na WTM São Paulo, Festuris em Gramado. Ou seja, dessa forma, você influencia um leque de operadores e agentes de viagens de outros estados e países para conhecer a nossa história e despertamos neles o desejo de divulgar o nosso estado”, destacou Socorro Araújo.

O espetáculo ‘China: arte e magia’

A beleza e magia da cultura chinesa chega à São Luís com o espetáculo ‘China: arte e magia’, que acontece neste sábado (18), na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

O espetáculo, com apresentação única, tem o apoio do Governo do Maranhão. Com duração de aproximadamente 75 minutos, a apresentação pode ser vista por crianças a partir dos 7 anos.

O público ludovicense poderá conferir exibições de artes marciais, danças do dragão e do leão, danças clássicas e folclóricas, bem como apresentações de músicas tradicionais, cantos folclóricos, demonstrações de caligrafia e desfiles de hanfu e qipao (trajes tradicionais chineses), entre outras atrações.

Centro Histórico de São Luís

O Centro Histórico de São Luís se destaca pela uniformidade e pela beleza simples e antiga dos seus imóveis, formando um dos maiores conjuntos arquitetônicos de essência portuguesa ainda preservados da América Latina. Fatores que levaram o conjunto a compor a lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)de patrimônios culturais do mundo, em 1997.

Possui um acervo arquitetônico colonial com cerca de 4 mil prédios, distribuídos por mais de 220 hectares, sendo grande parte deles sobradões com mirantes, muitos revestidos com azulejos portugueses. Construídos pelos senhores que comandavam a produção de algodão na região, os solares e sobrados são marcas do apogeu econômico da cidade.

Formado pelos bairros da Praia Grande e Desterro, a região concentra hoje museus, centros de cultura, teatros, cinema, bares, restaurantes, feiras e uma infinidade de lojas de artesanato. Estão também praças, charmosos becos, escadarias, ladeiras e algumas das mais belas ruas da parte histórica da cidade, como Portugal e do Giz, além do Largo do Comércio.