O conjunto Petrônio Portela, um dos mais antigos construídos pelo Governo do Piauí, completa 43 anos de existência. Localizado no município de Picos, terceira maior cidade do estado, o bairro carrega consigo uma história rica e uma importância significativa para o contexto local.
Também conhecido por Cohab, sigla da antiga e extinta Companhia de Habitação do Piauí, o Petrônio Portela teve sua fundação em 1980 como parte de um projeto do governo estadual para expandir as áreas habitacionais e promover o desenvolvimento urbano de Picos. À época, os mais de 350 imóveis abrigaram histórias e sonhos das famílias que passaram a viver ali. A criação dele representou um marco na história da cidade, sendo um dos primeiros bairros planejados e construídos com infraestrutura adequada para a época.
Ao longo dos anos, o Conjunto Petrônio Portela testemunhou um crescimento notável e rapidamente se transformou em um centro vital na região. A infraestrutura se consolidou ao longo dos anos, oferecendo serviços essenciais à comunidade, como escola, áreas de lazer e comércio local.
Para a aposentada Maria do Socorro, 72 anos, a casa onde vive hoje no Conjunto Petrônio Portela imprime uma história de desafios e superação. “Estou em Picos há mais de 40 anos, quando escolhi a cidade em busca de melhores condições de vida, pois saí de um lugar que não tinha nem água e luz. Vim com meu marido tentar a vida de costureira e graças a Deus deu tudo certo. Consegui formar meus filhos e me sinto muito feliz por tudo que vivi até aqui e hoje sou realizada morando na ‘Cohab’ ”, recorda a moradora.
“A relevância do Conjunto Petrônio Portela para Picos é indiscutível. Além de seu papel na história da urbanização da cidade, ele é um ponto de referência para os picoenses porque a influência se estende à identidade cultural com festividades, eventos e tradições que unem seus moradores”, destaca Irene Ferreira, gerente regional da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) em Picos.
O Conjunto Petrônio Portela abriga o Escritório Regional da ADH onde são oferecidos serviços voltados a mutuários titulares de contrato de financiamento de casas em conjuntos habitacionais construídos pelo Governo do Estado, por meio da ADH-PI e das extintas Cohab, Iapep e BEP. Entre os principais serviços oferecidos, estão: regularização de documentação; intermediação na emissão de escrituras; assistência jurídica e negociação de débitos. Os mutuários podem solicitar oficio de liberação de hipoteca, cancelamento da caução, memorial descritivo, certidão de quitação e anotação de responsabilidade técnica (ART), aditamento contratual necessários a regularização fundiária urbana.
Comemoração
Para celebrar os 43 anos do Conjunto Petrônio Portela, a Associação de Moradores, em parceria com outras entidades, vai realizar uma festa, no sábado (18), com shows das bandas Limão com Mel e Forró Sacode. A festa será realizada no Complexo Esportivo Cohab, inaugurado esta semana pelo governador Rafael Fonteles. A entrada para o evento é gratuita.
Juçara Varão, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Petrônio Portela, fala que o bairro sempre foi muito unido e que Complexo Esportivo é uma conquista para os moradores. “O Petrônio Portela é um bairro muito acolhedor e familiar, todo mundo se conhece aqui e existe uma união, que foi muito necessária para chegarmos no sonho de ter um complexo com essa estrutura”, destaca a moradora.