Geral Maranhão
Enfrentamento ao racismo institucional é debatido em seminário promovido pelo Sedihpop e Escola dos Conselhos
A abertura do evento foi realizada nessa segunda-feira (6) no auditório da Escola de Governo do Maranhão (EGMA).
08/11/2023 00h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

O mês de novembro é considerado um marco nas discussões que envolvem a pauta dos direitos humanos da população negra. Iniciando a programação alusiva ao chamado “mês da consciência negra”, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Escola dos Conselhos Elisângela Correia Cardoso e em parceria com a Rede de Escolas de Governo do Maranhão (Remar), realiza o Seminário Estratégias para Enfrentamento ao Racismo Institucional com o tema "Consciência racial para além do 20 de novembro".

“Debater e enfrentar as consequências do racismo na nossa sociedade é uma pauta essencial, sobretudo no Maranhão, que é um estado negro formado por comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, indígenas, entre outros. Neste evento, estamos promovendo uma reflexão sobre o racismo e também sobre a missão do Estado e a importância de nós, gestores, servidores e servidoras, adotarmos na nossa prática cotidiana uma postura antirracista, que proteja a vida das pessoas, independentemente da sua etnia, cor, raça ou da sua designação religiosa.”, explicou Amanda Costa, secretária de estado da Sedihpop, em exercício.

A abertura do evento foi realizada nessa segunda-feira (6) no auditório da Escola de Governo do Maranhão (EGMA), com as boas-vindas da diretora da Escola dos Conselhos, Maria Gorete de Sousa, e da diretora da EGMA, Leuzinete Pereira. Em seguida foi realizada a palestra sobre “Racismo Estrutural”, ministrada pela Profª Drª Lourdinha Siqueira, doutora em Antropologia Social e Etnologia. 

“Há esperanças, há vontade de ir adiante. Tudo que falamos aqui, hoje, são coisas que na minha geração não se falava ainda. Vamos acreditar e nunca desistir. Eu parabenizo a iniciativa de realizar esse evento e agradeço o convite pela oportunidade de participar desse momento tão importante.”, enfatizou a doutora Maria de Lourdes Siqueira. 

Em seguida, foi realizada a mesa de diálogo com o tema “Relações raciais e políticas públicas”, que, além da participação da secretária de estado da Sedihpop, em exercício, Amanda Costa, contou com a contribuição da professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFMA, Carla Serão, e da pedagoga e secretária adjunta da Secretaria Extraordinária da Igualdade Racial, Socorro Guterres. A mediação ficou por conta da supervisora da Escola dos Conselhos, Ivana Braga.

Durante a mesa, as convidadas destacaram os desafios de implementar políticas públicas que promovam a equidade, considerando que as consequências do racismo ainda tão presentes na sociedade.

O Seminário Estratégias para Enfrentamento ao Racismo Institucional continuou nesta terça-feira, abordando temas como “Educação, trabalho e um sonho de liberdade” e “Saúde mental, ancestralidade e representação política”. 

O evento contou com a participação de servidores/as públicos/as, conselheiros/as de direitos, de políticas públicas e tutelares, membros de comitês, comissões e fóruns de controle social de políticas públicas, estudantes e sociedade civil.