O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi realizado neste domingo (5) e contou com mais de 165 mil inscritos no Maranhão. Os candidatos da região da Grande Ilha, de Imperatriz e das cidades vizinhas que usam o transporte semiurbano puderam fazer o deslocamento para os locais de prova de forma gratuita. A medida determinada pela gestão estadual foi destacada pelos estudantes.
“É uma iniciativa essencial para as pessoas com vulnerabilidade financeira e o aluno se estimula para fazer a prova. Todo mundo sabe que é muito difícil para o aluno fazer o Enem e vemos essa dificuldade ao longo do ano. Essa iniciativa do Governo do Estado está sendo muito boa e espero que seja mantida nos outros anos”, afirmou a estudante Ana Beatriz Araújo.
Para evitar transtornos, os estudantes foram orientados a chegarem aos locais de prova com antecedência. A dica foi seguida à risca por Suelen Ribeiro. Ela fez os preparativos para chegar cedo ao local do exame e, também, destacou a gratuidade do transporte semiurbano.
“A gratuidade é uma medida importante pois a gente sabe que existe uma desigualdade social aguda no nosso país. Muitos jovens precisam fazer o Enem para ter oportunidade de uma vida melhor, ter a chance de estabilidade financeira, então com as dificuldades existentes, ter a garantia de chegar ao local de prova é de fato importante”, comentou.
A gratuidade nos transportes semiurbanos para os dias de prova do Enem 2023 foi anunciada na última quarta-feira (1º) pelo governador Carlos Brandão. “Informo que o transporte semiurbano será gratuito para o Enem, neste domingo (5) e também no próximo dia 12, na Grande Ilha, além de Imperatriz e municípios vizinhos”, informou.
O benefício será mantido para o segundo dia de provas do Enem, no próximo domingo (12). A medida assegura a gratuidade abrangendo o período das 5h da manhã do dia da prova até a meia-noite. Para acessar o benefício, basta utilizar o cartão de estudante na catraca do ônibus, o valor não é debitado.
A gratuidade do transporte semiurbano foi obtida a partir de articulação da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). O presidente da MOB, Adriano Sarney, ressaltou a importância da iniciativa.
“É o Governo do Maranhão dando mais oportunidade para os jovens do nosso estado. A gratuidade ocorre das 5h da manhã até a meia-noite nos dois dias de prova tanto na Grande Ilha de São Luís quanto na Região Metropolitana de Imperatriz. Os estudantes apenas terão que se preocupar com a prova”, frisou Adriano Sarney.