O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), montou uma força-tarefa para viabilizar a logística de deslocamento dos alunos da rede pública estadual que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos dias 5 e 12. Os candidatos também terão acesso a tendas de apoio, localizadas em pontos estratégicos dos municípios, com a distribuição de kits contendo alimentos, canetas e água, em ambos os domingos de avaliação, na iniciativa conhecida como “Enem Vou Dois Dias”. Ao todo, a rede estadual tem 95.615 alunos da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA – nível 2) inscritos no Exame.
Para facilitar o transporte, a Seduc, forneceu crédito nas carteiras estudantis de 14.923 estudantes de Fortaleza. Os residentes da capital e região metropolitana que não possuem o documento, receberam o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao candidato, na escola em que estuda, que possibilita a utilização do transporte público para dirigir-se ao local de prova. Ao todo, 10.586 alunos foram beneficiados com este subsídio.
Em Fortaleza, serão cinco bases de apoio, localizadas no Terminal do Siqueira e nas Universidades Federal do Ceará (UFC – Campus do Pici), Estadual do Ceará (Uece – Campus do Itaperi), de Fortaleza (Unifor) e Ateneu (Messejana).
No interior, destaca-se a parceria entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação para a condução dos inscritos nos dois dias. Além disso, foram contratados ônibus para fazer o trajeto onde fosse necessário. A Seduc investiu, aproximadamente, R$ 1,8 milhão para assegurar a locomoção dos estudantes aos locais de prova.
A ação faz parte do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, promovido pela Secretaria com o intuito de dar suporte técnico e pedagógico às escolas da rede estadual. As ações incluem desde o apoio no processo de obtenção de documentos e isenção da taxa de inscrição, até a promoção de circuitos preparatórios. Estes últimos acontecem por meio do Enem Mix, realizados em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, consistindo em aulões de redação, além de palestras motivacionais.
Nos dois dias de provas, os portões de acesso às salas onde serão aplicados os exames serão abertos às 12h e fechados às 13 horas, pontualmente. Das 13h às 13h30, os candidatos precisam esperar em suas carteiras e devem cumprir as determinações do aplicador, até que seja autorizado o início.
No primeiro dia, 5 de novembro, a prova contará com 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação. Ao todo, o exame terá 5 horas e 30 minutos de aplicação (das 13h30 às 19h).
Já no segundo dia, em 12 de novembro, o exame terá 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A prova terá 5 horas de duração, no total (das 13h30 às 18h30).
– Caneta esferográfica de tinta preta, construída em material transparente
– Cartão de confirmação de inscrição (não obrigatório, porém, recomendável)
– Documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo)
O participante que não puder apresentar a via original do documento de identificação oficial com foto nos dias de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas. Para tanto, será necessário apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. Além disso, será preciso submeter-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.
– Boné, óculos escuros, chapéu, viseira e similares
– Livros, manuais ou anotações
– Outros materiais descritos no edital do Exame
– Relógios
– Celulares podem ser utilizados apenas para, quando for o caso, apresentação de documentação digital por meio de aplicativos oficiais (CNH Digital etc.). Porém, em seguida, devem ser desligados e guardados em envelope porta-objetos disponibilizado pelo chefe de sala, sob pena de eliminação. Atenção para manter o alarme desativado.
– Dispositivos eletrônicos (celular, calculadora, mp3 player, tablet, gravador etc.) devem ser desligados e guardados dentro do envelope porta-objetos entregue pelo chefe de sala, sob pena de eliminação.