A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) assinou um termo de cooperação técnica para a criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco-CE) com a Polícia Federal. O documento foi firmado pela PF, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Rodoviária Federal, além de outros órgãos do Estado do Ceará como a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar e Perícia Forense.
A Ficco é um programa nacional de combate à criminalidade violenta (tráfico de drogas, de armas, assaltos e homicídios praticados por Organizações Criminosas), através de trabalho integrado dos órgãos de segurança pública federal e estadual.
Na ocasião, o titular da Pasta, Mauro Albuquerque, e o secretário executivo, Rafael Beserra, foram agraciados com diploma de honra ao mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em atuação e cooperação interagências.
O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, ressaltou a importância de haver acordos dessa natureza para que haja mais integração nas ações entre os órgãos. “Essa sinergia entre as instituições é fundamental, pois ninguém trabalha individualmente. Cada profissional precisa entender a importância do seu trabalho, principalmente fazendo parte dessa força tarefa. Nós temos a mesma missão: servir e proteger a sociedade, fornecendo segurança e combatendo o crime organizado. Fazer parte desse acordo é importante para mostrar o reconhecimento de todo o trabalho que está sendo desenvolvido pelo sistema penitenciário cearense”, afirma.
O superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, Rodrigo Carneiro Gomes, fala sobre a relevância da integração nos níveis federal e estadual. “Temos hoje, a junção e oficialização desse esforço contínuo e integrado entre as forças no combate ao crime organizado. A Ficco é um marco entre as agências que trabalham continuamente pelo aprimoramento do serviço público prestado à população brasileira, especialmente a cearense. O trabalho em equipe é como uma corrente, em que a confiança, segurança, eficiência que gera fortaleza em seus elos defenderá a união, engajamento e respeito de cada órgão envolvido”, disse.