O Centro de Ensino Liceu Maranhense, localizado no centro de São Luís, iniciou na última quarta-feira (25), a 7ª edição do Projeto Fotografando a Matemática, que consiste em aplicar o conhecimento teórico em atividades práticas do cotidiano.
Com o tema Horta e Pomar, o projeto envolve toda a comunidade escolar e conta com a parceria da cozinha gastronômica da escola. O objetivo é promover interação entre alunos e professores e intensificar, de uma forma mais didática, a aprendizagem dos alunos no campo da Matemática.
Dividido em etapas, os alunos irão trabalhar elementos da geometria plana e espacial, razão, proporção, regra de 3 e porcentagem nos preparos culinários. “A nossa intenção é fazer com que os alunos entendam que a matemática é simples e a vivenciamos nas situações mais básicas do nosso cotidiano”, destacou o professor de Matemática Geraldo Varela, coordenador do projeto.
Já na sexta-feira (27), das 15h30 às 17h, o Liceu Maranhense participará da Semana da Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral, com a oficina: Reaproveitamento de madeiras de pallet e de caixotes de frutas na construção de móveis, fruteiras, vasos, cachepôs e painéis verticais para plantas e hortas.
Mais sobre o Projeto
Com equipamentos de medição, os alunos irão à parques, praças, hortas e dependências da escola, escolherão seus objetos de estudo e em seguida, deverão gravar vídeos de até cinco minutos a serem apresentados a um júri formado por professores das redes públicas estadual e municipal e também de universidades. Em uma das fases, também serão realizadas oficinas culinárias em que serão avaliados itens como organização, higiene, trabalho em equipe, apresentação dos ingredientes e características dos alimentos, tais como textura, aroma, cor e sabor.
O encerramento será no mês de novembro, com a premiação das equipes com as três melhores pontuações. Vale ressaltar que os troféus foram confeccionados com materiais recicláveis, dentre eles, CDs e cubos de pallet.
A estudante Isabelle Gonçalves, 16 anos, aluna do 3º ano do ensino médio, conta que participou da oficina Master Chef e explica que as equipes receberam a orientação de nutricionistas, que ajudaram no manuseio e preparo dos alimentos.
“A maioria dos vegetais que utilizamos durante as provas foram colhidos da horta da própria escola e fomos nós mesmos quem plantamos. E para fazer essa horta, utilizamos a matemática para medir o espaço, pesar a quantidade de adubo. O projeto é muito importante para a gente entender que a matemática faz parte do nosso dia a dia”, conclui.