A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou as apresentações dos trabalhos selecionados para “1ª Mostra Macro de Experiências Exitosas das Ações do Programa Saúde na Escola (PSE)”. A iniciativa tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar as atuações executadas no âmbito do programa.
As experiências exitosas das unidades escolares da Macrorregional Sul no âmbito do PSE foram apresentadas na última quinta-feira (19), no auditório da FACIMP, no município de Imperatriz. O evento reuniu estudantes, profissionais do PSE, da educação e da saúde, além de gestores.
A 1ª Mostra Macro de Experiências Exitosas das Ações do PSE foi dividida em três etapas: Sul, Macrorregião Leste e Norte. O objetivo é contemplar os 217 municípios maranhenses.
Nesta primeira etapa na Macrorregional Sul, das 35 experiências inscritas, 12 foram reconhecidas, sendo três de cada Unidade Regional de Saúde (URS). São elas: Açailândia, Balsas e Imperatriz.
De acordo com a representante da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, as experiências premiadas nesta etapa possuem diferentes formatos e estão localizas em três deferentes regionais de saúde do estado.
“Foram trabalhos relevantes e inovadores que os municípios vêm fazendo dentro do ambiente escolar. Eles também podem ser trabalhados tanto no eixo saúde como educação, promovendo dentro do espaço escolar orientações que vão impactar na vida de crianças e adolescentes”, destacou a assessora da SAPAPVS, Mayrlan Avelar.
O coordenador estadual do Programa Saúde na Escola, Jadilson Neto, pontuou que a mostra aproxima a gestão estadual dos municípios, e destacou as especificidades de cada território. “A união da educação e da saúde é muito importante para a educação dessas crianças e adolescentes”.
Macrorregional Sul
Da Regional de Imperatriz foram selecionados os projetos das cidades de Governador Edison Lobão (1º lugar) na área de Saúde no Trânsito com o título “Um olhar da Saúde sobre o tema”; O município de Imperatriz (2º), que apresentou o projeto “Educar Para Cuidar: Rastreamento de Hanseníase em menores de 15 anos no Programa Saúde na Escola em Imperatriz”, e em 3º lugar, o projeto do município Senador Lá Roque com o tema “Construindo uma escola livre de violência e discriminação”.
Entre os três primeiros colocados na Regional de Balsas, está o município de Tasso Fragoso com “Verificação da situação vacinal”; Balsas com “Saúde Bucal: a saúde da gente começa pela boca”, e Alto Parnaíba com ”Cultivando um Estilo de Vida Saudável - Promovendo a Qualidade de Vida”.
Os outros três trabalhos selecionados são da Regional de Açailândia, com as classificações de Itinga do Maranhão – “Saúde ambiental: o planeta e suas emoções- lições nas escolas”; Buriticupu com o tema “Verificação da Situação Vacinal imunização de crianças e adolescentes contra o HPV e prevenção do câncer do colo do útero”, e o terceiro colocado foi o município de Açailândia com o tema “Investigação de Hanseníase em alunos da rede o municipal de ensino em área hiperendêmica no Maranhão”.
O coordenador da Atenção Primária de Sítio Novo, Leonardo Marinho, falou da relevância do evento. “É interessante de enfatizar junto aos municípios que o PSE reúne ações importantes, que devem englobar tanto as estratégias de educação como saúde”, frisou.
Projeto “Meu Segurinho”
Como parte da programação da 1ª Mostra da Macrorregional Sul, Mayrlan Avelar, membro da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP) do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), apresentou o Projeto “Meu Segurinho”.
A proposta é iniciar os diálogos sobre segurança do paciente desde cedo, com os estudantes do ensino educação fundamental e ensino médio, na perspectiva de se criar uma nova cultura sobre as práticas em saúde. Ele também será apresentado nas macrorregionais de Açailândia e Balsas durante as próximas etapas da mostra.