Geral Maranhão
Meninas Ocupam por uma tarde o Porto do Itaqui
A iniciativa #MeninasOcupam da Plan é uma das atividades da campanha Acelere o Relógio da Igualdade, realizada em prefeituras, secretarias e empres...
21/10/2023 10h06
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Na última sexta-feira (20), a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) ganhou, simbolicamente, uma nova coordenadora de Licença Ambiental. Como parte da campanha global ‘Acelere o Relógio da Igualdade’, a estudante de 16 anos Thayla exerceu, figuradamente, um cargo de gestão na área operacional do Porto do Itaqui, por uma tarde. A ação Meninas Ocupam é desenvolvida em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar pela Plan International Brasil, organização não governamental britânica que atua em mais de 70 países.

As meninas foram acompanhadas pelas educadoras da Plan em São Luís, Sarah Lacerda e Cassia Santos. A cerimônia de transmissão simbólica do cargo foi realizada durante reunião da direção executiva da Emap, com a presença dos diretores da empresa e do presidente Gilberto Lins.

“A Emap abraça a campanha Acelere o Relógio da Igualdade com entusiasmo! A partir desta ação simbólica Meninas Ocupam, queremos reafirmar o papel do porto como motor e vitrine de desenvolvimento para o Maranhão e para o Brasil. Além disso, é uma ação que dialoga com o nosso programa de diversidade, o Somos, um processo educativo e formativo para a inclusão dentro do ecossistema portuário”, afirmou o presidente.

Hashtag

A iniciativa #MeninasOcupam da Plan é uma das atividades da campanha Acelere o Relógio da Igualdade, realizada em prefeituras, secretarias e empresas do Brasil com o objetivo de estimular o desenvolvimento de políticas públicas que impulsionem o potencial das meninas e assegurem o pleno exercício de seus direitos.

Thayla, que viveu a experiência de ser coordenadora da empresa pública por um dia, falou da profissão que almeja seguir. “Como eu gosto de buscar conhecimentos, pesquisar e quero alcançar posições que me permitam buscar mais igualdades para as mulheres, penso em me tornar advogada”, comentou.

A adolescente participa do projeto La League, desenvolvido pela Plan Internacional e que combate a gravidez na adolescência e os casamentos infantis a partir do incentivo ao esporte entre meninas e jovens mulheres.

Durante uma tarde no Porto do Itaqui, além de participar da cerimônia de posse, Thayla visitou setores da Emap, apresentando a campanha da Plan, e conheceu de perto a área primária, como é conhecida a parte operacional do porto público do Maranhão. Acompanhada da atual coordenadora de Licenças Ambientais, Ana Carolina Coutinho, ela descobriu mais sobre como é feito o trabalho de fiscalização ambiental das operações.

Outubro das meninas

Durante todo o mês de outubro, a Plan International Brasil realiza uma série de ações para chamar a atenção da população brasileira para os problemas que afetam globalmente a vida de meninas em países pobres e emergentes. A iniciativa visa impulsionar o potencial das meninas, assegurando o pleno exercício de seus direitos por meio da redução da pobreza e da discriminação de gênero.

Em 2023, a campanha ganhou um novo tema central: Acelere o Relógio da Igualdade, no intuito de medir o progresso da igualdade de gênero no mundo, conforme o relógio do Fórum Econômico Mundial. Por ele, faltam 131 anos para alcançarmos a paridade total. No ritmo atual, as desigualdades só seriam eliminadas em 2154.

O movimento #MeninasOcupam é um dos caminhos de lutar por esta aceleração, com ações nos quatro estados onde a Plan atua diretamente: Maranhão, Piauí, Bahia e São Paulo, tendo alcance mundial.