A rede de unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou as ações de combate ao câncer de mama nos últimos dias. Nesta quinta-feira (19), Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, palestras, rodas de conversas e atividades alusivas à data vem sendo realizadas durante a semana alusiva a data no Maranhão.
No Hospital da Criança de Colinas, ao longo da semana, ações incluem palestras, rodas de conversa com profissionais, treinamento, além de exames de mamografia. A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a prevenção do câncer e promover uma educação para saúde integral.
Usuários do Hospital da Criança de Colinas que aguardavam atendimento ambulatorial participaram, nesta quarta-feira (17), da palestra ministrada pela enfermeira obstetra e neonatologista Karen Varão, que também coordena o Núcleo Epidemiológico da unidade de saúde.
"Aqui no Hospital da Criança atendemos muitas famílias, mães com suas crianças e também mulheres que aguardam procedimento cirúrgico ginecológico e aproveitamos para dialogar sobre cuidados com a saúde integral e prevenção do câncer de mama. Reforçar a importância dos exames preventivos, sobretudo da mamografia e os exames complementares, além de lembrar que o câncer não atinge somente mulheres, mas os homens também", destacou Karen Varão.
As atividades no hospital continuam durante todo o mês, com palestras e orientações e uma programação especial no dia 31 de outubro. As unidades são gerenciadas pelo Instituto Acqua.
Atividades
Na segunda-feira (16), a equipe do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, convidou a pedagoga Glaciê de Maria Baima, de 57 anos, para apresentar seu relato no tratamento da doença. "O diagnóstico me trouxe muitas lições. Já passei pelo período de remissão, enfrentei o tratamento com alegria e com apoio da minha família e ainda faço acompanhamento. O mais importante é que estou curada e hoje dividido com as mulheres esse meu relato. O recado que deixo é que façam o autoexame, façam atividade física, tenham o cuidado com a alimentação, que vá ao médico e não deixem de se cuidar", orientou.
A atividade no hospital incluiu também aferição de pressão arterial, teste de glicemia, além de momento musical relaxante com o bombeiro civil e saxofonista Beto Paixão. Em Santa Inês, a Policlínica promoveu atividade, também na segunda-feira (16), direcionada para colaboradores e também os usuários que acessavam os serviços ambulatoriais. Dinâmicas com orientações a pacientes sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama integraram a programação.
Na terça-feira (17) a Policlínica do Idoso, a Policlínica da Criança e a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, todas na capital maranhense, o Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra e a Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, também organizaram atividades da campanha.
Pela manhã e à tarde, a Policlínica do Idoso orientou os usuários da unidade de saúde sobre o papel da assistência em Enfermagem no rastreio e detecção do câncer de mama. O enfermeiro Pablo Silva pontou os serviços ambulatoriais disponíveis na policlínica. "Grande parte do câncer de mama tem a detecção inicial nas consultas ambulatoriais com mastologista, por meio do exame das mamas e axilas, consultas com ginecologista e nos preventivos, além dos mutirões que eventualmente a unidade de saúde realiza", explicou.
Também no período da manhã, a Maternidade Humberto Coutinho apresentou palestra para os colaboradores sobre sinais, sintomas, prevenção e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. A atividade foi conduzida pela médica Elaine Cristina de Araújo. "Ainda faremos também algumas atividades pontuais, com a prática de exercícios físicos para estimular o bem estar dos colaboradores nesse período da campanha", lembrou a enfermeira Taylane Sipaúba.
No período da tarde, a Policlínica da Criança abordou a temática por meio de medidas primárias de prevenção da doença, como a boa alimentação, a prática de exercícios físicos e o controle da gordura corporal. A atividade foi mediada pelo enfermeiro Thiago Pestana. A unidade de saúde dispõe de exames de mamografia, como explica a técnica em radiologia Lucileia Silva.
"As pacientes chegam aqui com certo receio de realizar o exame e durante o preenchimento da ficha para conhecer o histórico da paciente, a gente vai explicando que o exame serve para detectar lesões, nódulos, cistos e principalmente diagnosticar precocemente o câncer nas mamas., e isso vai tranquilizando elas. Cada paciente tem sua particularidade. Tem paciente que nunca fez o exame e outras que conhece e já fizeram. Inclusive aquelas que usam prótese mamária também devem realizar o exame", informou Lucileia.
Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís, e no Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra a atividade foi orientada pelas preceptoras de enfermagem e nutrição, Andréa Pinheiro e Railene Frazão, que colaboram com a assistência na unidade de saúde. Em formato de roda de conversa, as profissionais abordaram alguns mitos e verdades sobre fatores de prevenção, formas de risco e como é feito o diagnóstico do câncer.
"Também incluímos informações sobre os aspectos nutricionais e também fizemos uma avaliação individualizada do IMC, antropometria e esclarecimentos de como a alimentação influencia na prevenção e no tratamento", finalizou Andréa Pinheiro.