Geral Maranhão
Inscrições em turma exclusiva para servidores estaduais no mestrado em Políticas Públicas da UFMA encerram nesta sexta (20)
O curso tem ‘conceito 6’, nota que aponta “alto padrão internacional de desempenho”, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível S...
19/10/2023 12h46
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão

Servidores estaduais graduados, efetivos e comissionados têm até esta sexta-feira, 20 de outubro, para realizar inscrição em turma exclusiva no Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

A turma exclusiva é resultado de uma parceria inédita celebrada entre a universidade e a Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA). O curso de pós-graduação tem ‘conceito 6’, nota que aponta “alto padrão internacional de desempenho”, segundo a Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão federal ligado ao Ministério da Educação. 

O programa do Mestrado visa capacitar os servidores para maior reflexão e intervenção crítica e qualificada no campo das políticas públicas. 

“Investir na formação do servidor é também investir na eficiência da prestação de serviços à sociedade e o melhor uso dos recursos disponíveis”, ressalta a diretora da EGMA, Leuzinete Pereira. 

O curso de Mestrado tem duração de 24 meses, com aulas presenciais na sede da EGMA, e terá as seguintes áreas de concentração: Políticas Públicas e Movimentos Sociais e, ainda, Políticas Sociais e Programas Sociais.

Leuzinete Pereira lembra que a EGMA já mantém curso pré-universitário para servidores estaduais que não possuem graduação em ensino superior, além de um programa próprio de pós-graduação em Gestão Pública.   

“Além do compromisso dessa gestão governamental com quem não tem nível superior, ao ofertarmos o programa pré-universitário nos municípios, a EGMA também investe nas pós-graduações, tanto as próprias, como com esse renomado mestrado em Políticas Públicas”, afirmou Leuzinete Pereira. 

Vagas

Ao todo, o programa oferta 30 vagas, sendo 24 para ampla concorrência e seis para ações afirmativas (duas vagas para pessoas com deficiência, duas vagas para pessoas negras - pretas e pardas - e duas vagas para indígenas). 

Caso as vagas de ações afirmativas não sejam preenchidas, elas passarão a fazer parte das vagas de ampla concorrência, aponta o edital.

Seleção

A seleção será realizada em quatro etapas, sendo todas classificatórias e as duas primeiras eliminatórias: prova escrita, prova oral, análise do memorial e do curriculum vitae e proficiência em língua estrangeira. 

Para mais informações e para conferir o edital completo basta acessar o site da EGMA (egma.ma.gov.br). Também é possível tirar dúvidas sobre o edital por meio do WhatsApp da EGMA (98) 3190-6133.