Iniciativa do Governo do Estado, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) de São Luís é referência em cirurgia ortopédica de alta complexidade no estado. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) completou seis anos esta semana, e contabilizou mais de 20 mil cirurgias e 106 mil consultas realizadas.
Nesta terça-feira (17), a subsecretária de Estado da Saúde, Liliane Carvalho, visitou a unidade e dialogou com profissionais de saúde e pacientes. “O HTO é uma de nossas unidades da rede estadual com maior aprovação por parte dos maranhenses quanto a excelência dos serviços prestados. Nesta comemoração de aniversário, constatamos aquilo que ano após ano se tornou uma marca, que preza pelo bem-estar e recuperação plena do paciente”, disse.
Nas comemorações dos seis anos de funcionamento do HTO de São Luís, o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado e médico, Sebastião Madeira, reiterou o posicionamento estratégico do hospital para o SUS do Maranhão. “Esse hospital é motivo de orgulho, cujo resultado dos atendimentos é sempre excepcional por oferecer aos seus usuários um atendimento de ponta”, enfatizou.
Ao longo dos últimos seis anos da unidade, 106.122 consultas foram realizadas nas áreas ortopédica, cardiológica e bucomaxilo. Com os investimentos da rede estadual, a unidade fez também 20.505 cirurgias no referido período, e ainda 354.679 exames laboratoriais, 109.142 raios-x, 8.144 ultrassonografias e 40.509 tomografias.
Somente em 2023, o HTO de São Luís contabilizou 15.562 consultas ortopédicas, 1.744 cardiológicas e 511 consultas com o bucomaxilo. Foram realizados 66.903 exames laboratoriais, 17.213 raios-x, 2.211 ultrassonografias e 6.989 tomografias. No mesmo período foram contabilizadas 2.683 cirurgias.
Para a diretora administrativa do HTO de São Luís, Luana Rodrigues Barata, a resolutividade é um diferencial da unidade. “As pessoas aqui cuidadas são as responsáveis pela construção dessa história. Pacientes cuja saúde foi restaurada por meio do apoio e atenção dos profissionais que fazem o seu trabalho de forma exemplar. É algo que nos dá muito orgulho”, disse.
Tratamento especializado
A paciente Teresinha de Jesus Diniz, de 95 anos, é natural de Bequimão. Após sofrer uma queda em casa, a idosa fará uma cirurgia no quadril na unidade. “Desde o dia que cheguei até agora, eu tenho sido bem recebida. Sempre tem alguém que quando vem observar se estou precisando de algo, brinca comigo, conversa, isso faz a gente sorrir”.
A adolescente Priscila Vieira, de 13 anos, é de Presidente Dutra, e em agosto sofreu um acidente de trânsito. Ela passou por cirurgia no fêmur na própria cidade, mas precisou ser transferida para o HTO a fim de receber suporte especializado. “Gosto [do HTO] porque quando os médicos e enfermeiros conversam conosco é sempre dando apoio e carinho. Agora é só esperar receber alta e voltar para casa”, compartilhou.
Em sua estrutura, o HTO de São Luís dispõe de 46 leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre os serviços de cirurgias mais realizados, estão o de ombro e cotovelo, joelho, quadril, mão, pé e tornozelo, trauma, ortopediatria e bucomaxilos.
“Os pacientes são o motivo de estarmos aqui, pois eles são o amor da vida de alguém e, por isso, recebem todo carinho merecido. Contudo, o sucesso dessa unidade também deve ser creditado a cada profissional que atua aqui, os quais são responsáveis por transformar o HTO na referência que hoje ele é”, destacou o coordenador geral de ortopedia do HTO de São Luís, Newton Gripp.
Mais avanços
Entre os avanços conquistados para melhor oferecer tratamento e suporte especializado aos pacientes que adentram a unidade, está o Programa de Tele-UTI, que foi posto à disposição dos pacientes desde a primeira semana de fevereiro de 2023. Implantado pela SES em parceria com o Governo Federal e o Hospital Sírio-Libanês, a iniciativa visa aperfeiçoar o acompanhamento de pacientes internados em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Tele-UTI é um projeto de educação continuada do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi), do Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais que formam a equipe multiprofissional responsável.
Outra conquista foi o Selo UTI Eficiente, conferido ao HTO em 30 de março, concedido pelo Sistema Epimed Monitor e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). As duas instituições atuam no incentivo à melhoria da medicina e da segurança dos pacientes em instituições públicas e privadas do país.
O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) de São Luís integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa).