Brasil Eclipse Solar
Eclipse solar poderá ser visível em todo o Brasil neste sábado (14)
Além do Brasil, o fenômeno passará pelos Estados Unidos, América Central e Colômbia.,
13/10/2023 12h44 Atualizada há 1 ano
Por: Carlos Santos Fonte: Redação Verdes Campos Sat

A população e os observadores poderão visualizar neste sábado (14.10.12), um grande evento astronômico que poderá ser visto em todo o País: o Eclipse Anular do Sol. Uma transmissão integrada internacional para a pesquisa do fenômeno está sendo realizada pelo Observatório Nacional. 

Nessa situação, a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Com a Lua um pouco mais distante, o diâmetro aparente está menor do que o Sol, ou seja, a sombra do satélite natural da Terra não cobre totalmente o astro-rei, criando-se, assim, um “anel de fogo” no céu.

De acordo com o climatologista Werton Costa, o fenômeno terá ampla visibilidade pela região sertaneja e o médio Parnaíba do estado Piauiense, além de outras regiões do Brasil. “O Brasil espera com muita expectativa um grande eclipse solar, de natureza anelar, que terá ampla visibilidade na região sertaneja e no médio Parnaíba do estado Piauiense. Na região de Oeiras e Floriano, a população será contemplada com sua ampla visibilidade, onde a sombra da lua será envolvida por um anel solar de grande luminosidade”. Destacou. 

Werton Costa informou algumas orientações de como observar o fenômeno. “A primeira recomendação é que as pessoas não devam observar o eclipse a olho nú, pois há um grande risco de prejudicar a retina dos olhos do indivíduo. O fenômeno pode ser observado com óculos especializados para a devida observância, porém não é ideal visualizar o fenômeno de forma direta”. Concluiu o climatologista.

A sombra da Lua, que ocorrerá por conta do fenômeno e vai passar por Estados Unidos, México, América Central, Colômbia e Brasil. No território brasileiro, o fenômeno será visível, dependendo das condições climáticas, em cidades do Norte e Nordeste, como Canaã dos Carajás (Pará), Floriano (Piauí), Carnaúba dos Dantas e Natal (Rio Grande do Norte) e João Pessoa (Paraíba).