Meio Ambiente Meio Ambiente
“Transição energética é fundamental para os povos originários”, afirma titular da Sema, na Semana do Clima, em Nova York
Cumprindo mais um dia de agenda movimentada na 15ª Semana do Clima em Nova York, Vilma Freire, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do ...
22/09/2023 17h06
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará

Cumprindo mais um dia de agenda movimentada na 15ª Semana do Clima em Nova York, Vilma Freire, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), participou de evento que discutiu caminhos para acelerar a transição energética. Na ocasião, trocou ideias com lideranças, representantes de organizações de povos originários e especialistas do setor, sobre as políticas para descarbonizar a economia, a necessidade de financiamento para as transições e o trabalho que cada ente público deve fazer com o setor privado para cumprir com os acordos.

De acordo com a Secretária, a questão da transição energética é urgente para enfrentar os desafios das alterações do clima, em especial para os povos originários. “Talvez, o principal caminho para nos levar a um modelo de mundo mais inteligente, limpo e justo”, disse. Destacou também, que todos que estão participando da Semana do Clima, estão tendo a oportunidade global de unir esforços para acelerar a ação climática e avaliar o progresso dos compromissos rumo a uma economia de baixo carbono. “A mudança para uma nova economia, verde e sustentável, é um desafio não só dos governantes, mas da sociedade como um todo”, afirmou.

Saiba mais

A cidade de Nova York sedia a 15ª edição da Semana do Clima 2023 (17 a 24 de setembro) sob o slogan We Can, We Will (Nós podemos, nós faremos). Assim como nas edições anteriores, o evento se apresenta como uma plataforma de conexão e divulgação com foco no cumprimento das metas climáticas e na necessidade de aumentar os compromissos assumidos por empresas, governos e organizações. O evento que acontece desde 2009, em Nova York, é coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela prefeitura da cidade.