Uma comitiva da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados entregou nesta quarta-feira (20) o Prêmio Zilda Arns 2023 ao Papa Francisco, no Vaticano.
O Prêmio Zilda Arns reconhece pessoas e instituições que contribuíram ativamente para a defesa dos direitos das pessoas idosas. A premiação é conferida anualmente pela Mesa Diretora da Câmara e consiste na entrega de um diploma de menção honrosa.
O prêmio
Criado em setembro de 2017, o prêmio homenageia a pediatra Zilda Arns. Nascida em Forquilhinha, Santa Catarina, em 1934, a médica se notabilizou pela atuação em causas humanitárias e sanitaristas.
Arns foi vítima do terremoto do Haiti ocorrido em janeiro de 2010. Ela estava no país em missão humanitária para implantação de uma Pastoral da Criança na nação caribenha.
Fundadora da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Arns participou da criação da Pastoral da Pessoa Idosa em 2004.
Fazem parte da comitiva que está no Vaticano: o presidente e o vice-presidente da Comissão do Idoso, deputados Aliel Machado (PV-PR) e Castro Neto (PSD-PI), e os deputados Reimont (PT-RJ), Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), Flávia Morais (PDT-GO) e Simone Marquetto (MDB-SP).