A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados ouvem, na quinta-feira (21), o ministro o Turismo, Celso Sabino, sobre o preço das passagens aéreas e a oferta de voos no Brasil.
Também foram convidados representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Ministério dos Portos e Aeroportos e da Associação das Empresas Aéreas.
O autor do requerimento é o deputado Josenildo (PDT-AP). Ele cita dados da Anac dando conta que o preço médio das passagens aéreas em viagens nacionais entre janeiro e março deste ano foi o maior em um primeiro trimestre em mais de uma década.
"Além do aumento das tarifas, estamos enfrentado a frustração de escassez de ofertas de voos, principalmente voos diretos e que atinge sobretudo a região Norte, uma problemática que se arrasta por anos", destacou na justificativa de seu requerimento.
"A combinação de tarifas mais altas e opções reduzidas de voos limita o acesso ao serviço de transporte aéreo, deixando de fora do mercado um conjunto de consumidores", acrescentou.
A audiência está marcada para as 10 horas em local a ser definido.