Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados
Comissão debate situação da incorporação de medicamentos para câncer de mama no SUS
Depositphotos Deputada diz que, para 2023, Inca estimou mais de 73.600 novos casos da doença A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza ...
15/09/2023 13h10
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima quarta-feira (20) para discutir a situação da incorporação de medicamentos para tratar o câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS).

O debate atende a requerimento da deputada Silvia Cristina (PL-RO). Segundo ela, relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre processos de incorporação dos medicamentos que representaram a maioria das demandas protocoladas junto ao Ministério da Saúde entre 2017 e 2019 aponta que o prazo médio decorrido entre a data da incorporação e a efetiva dispensação foi de 624 dias.

De acordo com a deputada, o documento destaca ainda que para nenhum dos 25 casos selecionados houve o cumprimento do prazo de 180 dias para oferta do medicamento no SUS.

"Corroborando os resultados do relatório da CGU, temos o exemplo dos inibidores para o tratamento de câncer de mama metastático, que deveriam estar disponíveis às pacientes do SUS a partir de 7 de junho deste ano, mas não estão", informa Silvia Cristina.

A audiência está marcada para as 16 horas, no plenário 7.

Confira a pauta da reunião e a lista completa de convidados