Educação Piauí
Estudantes da Rede Estadual (Seduc) se destacam na Olimpíada Brasileira de Física 
Destaque também para o crescimento na participação dos alunos, que neste ano foi de 7.053 na primeira fase, 70,56% a mais em relação ao ano passado...
13/09/2023 20h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí

O excelente desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual levou o Piauí à 2ª colocação em número proporcional de aprovações para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas – OBFEP.

Ao todo, 536 estudantes piauienses foram classificados para a segunda fase do torneio, o que equivale a 7,59% dos inscritos. Somente o Ceará teve um percentual maior, com 8,14%. O destaque é também para o crescimento na participação dos alunos, que neste ano foi de 7.053 na primeira fase, 70,56% a mais em relação ao ano passado.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esse expressivo resultado é reflexo das ações do Programa Acelera Seduc, em especial o projeto Seduc Olímpica. “Com o Seduc Olímpica, passamos a realizar torneios estaduais, a fortalecer o engajamento e preparação dos estudantes para as olimpíadas nacionais de conhecimento, com aulas e imersões com professores especializados, e a premiar os alunos medalhistas. As Olimpíadas têm um poder pedagógico muito grande, melhorando as aprendizagens, a formação cidadã e o desempenho dos estudantes em todas as provas e disciplinas, a ver pelo exemplo do nosso governador Rafael, medalhista nacional e internacional em Olimpíadas”, destaca o secretário.

Como parte das ações do Seduc Olímpica, várias escolas incluíram na sua rotina de aulas os temas mais exigidos na OBFEP, como relata o Diretor do CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, Darkson Vander. “Temos um formato de preparação na escola que engaja os professores, estudantes e a família, com aulas extras. Fazemos um trabalho de orientação e conscientização dos alunos de que a participação e a medalha simbolizam um ganho de aprendizado imenso, determinante para o sucesso que eles almejam em suas trajetórias educacional e profissional. São sementes para um futuro de conquistas, assim como ocorreu com outros estudantes da escola”, afirma.

As provas da 2ª fase da OBFEP acontecem em novembro. Até lá, a Seduc promoverá aulas preparatórias para os estudantes e professores da Rede estadual. “Como já ocorre com a Olimpíada Brasileira de Matemática, o projeto Seduc Olímpica também fará uma agenda de preparação para os alunos que irão realizar a 2ª fase da OBFEP em novembro”, informa Franklin Rinaldo, um dos coordenadores do Seduc Olímpica.

The post Estudantes da Rede Estadual (Seduc) se destacam na Olimpíada Brasileira de Física appeared first on Governo do Piauí .