Um incêndio florestal iniciado nesta segunda-feira (04.09.2023), vem causando muita destruição e levando a morte animais silvestres, na divisa entre o Piauí e a região de crato no Ceará, próximo ao município de São João da Fronteira, no Piauí. Diante deste problema, a Prefeitura da cidade declarou situação de emergência por conta do incêndio florestal que já dura mais de 7 dias na região.
De acordo com o decreto, o incêndio está atingindo diversas regiões do município, principalmente as regiões na zona rural: Pavuna, Cajueirinho, Pitombeira, Pacheco e Encruzilhada.
Em entrevista ao Portal Verdes Campos.com, o Tenente-Coronel José Veloso afirmou que o foco de incêndio está ocorrendo em uma serra, entre o Piauí e o Ceará. "Esse foco foi identificado entre os dois estados e está ocorrendo em uma serra próximo a região. E o Corpo de Bombeiros estamos atuando e provavelmente o foco será extinto". afirmou José Veloso.
O decreto também informa que o incêndio vem causando diversos prejuízos e destruição da fauna, flora, a morte de vários animais e perda de plantações, que são a fonte de renda de diversas cidades. Com a situação de emergência, fica autorizado a adoção de medidas urgentes como a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos incêndios e a realização de campanhas assistenciais.