Além da missão de servir e proteger a sociedade e manter a ordem pública, o Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), possui também a missão de zelar pelo meio ambiente e pelos animais. Nesta quarta-feira (30), a unidade policial completa 32 anos de defesa da natureza no Ceará, com subunidades em Fortaleza, Sobral e em Juazeiro do Norte.
De acordo com a capitã Talyta Maciel, comandante da 1ª Companhia do BPMA, o Batalhão reforça o policiamento ordinário, ou seja, de combate aos crimes comuns, mas tem como foco o combate aos crimes ambientais. Para isso, a unidade também atua na parte educativa, desenvolvendo ações de conscientização.
A capitã ressalta que o BPMA atua em todos os tipos de terreno – caatinga, serra, área de duna e mangue. “Temos diversos processos de policiamento, que é o policiamento em viatura, em motocicleta, em bicicleta e o policiamento náutico”, afirma a policial.
Para o cabo Genilson Lima, que está há dez anos no BPMA, é gratificante atuar na preservação do bem maior da sociedade: a natureza. “Não é apenas um trabalho de proteção da integridade física das pessoas, mas também da saúde de todos. É esse o principal diferencial do BPMA, e isso é muito gratificante. Minha vida policial toda foi aqui”, enfatiza.
Os soldados Kallyne Macedo e Teófilo Neto se formaram, há um ano, no Batalhão de Polícia do Meio Ambiente e escolheram permanecer na unidade. Para a Sd Kallyne, é uma missão enriquecedora. “Nós refletimos o quanto a nossa natureza precisa ser preservada. Dependendo das nossas ações, vai haver um retorno, positivo ou negativo. E nesse sentido, o BPMA veio para agregar”, avalia.
Entre as ocorrências atendidas pela unidade, o Sd Teófilo cita os maus-tratos contra os animais como uma das mais importantes. “Os animais são seres indefesos e é gratificante impedir que as pessoas causem esse tipo de ilícito”. O policial acrescenta que a unidade atua diuturnamente no Parque do Cocó, a pé, com motos, bikes e também com um barco, que navega no Rio Cocó.
Atualmente, o efetivo do BPMA é de 280 policiais militares em três companhias: a 1ª Companhia, que está situada em Fortaleza, com um destacamento militar na Área de Proteção Ecológica (APA) de Baturité, e um pelotão na APA do Rio Maranguapinho; a 2ª Companhia, que está instalada em Juazeiro do Norte; e a 3ª Companhia, que fica em Sobral.
O BPMA atua ainda de forma preventiva em todo o Estado do Ceará, contando com um policiamento móvel por meio de viaturas, barcos, motos e bicicletas, para atender às demandas do policiamento ambiental, além de missões de patrulhamento ambiental preventivo e de apoio ao Policiamento Ostensivo Geral em todo o Estado.
Informações sobre qualquer prática de crime ambiental podem ser repassadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As denúncias também podem ser direcionadas para o 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).