A produção de melancia no município de Jatobá do Piauí bateu um recorde e supera a marca de 1 milhão de quilos da fruta comercializados e a estimativa, até o final da colheita, é de aproximadamente 300 mil quilos a serem colhidos nos próximos dias.
Com isso, a Secretaria de Agricultura do município vem se empenhando no acompanhamento dos produtores para que eles tenham a assistência necessária nessa fase tão importante de apuração, escoamento e comercialização da produção para os mercados consumidores.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Jermisondonio Andrade, o sucesso na produção é fruto do trabalho de acompanhamento técnico do Senar e o suporte da prefeitura com maquinário, sistema de irrigação e o uso de fertilizantes agrícolas.
“Temos uma boa parceria com o Senar, que nos oferece o acompanhamento técnico e realiza o levantamento da produção e através do cadastro dos agricultores na Secretária conseguimos obter os resultados da safra,” ressaltou o secretário.
Ao todo 30 produtores participaram desta parceria e tiveram um salto na produção, em relação aos anos anteriores, como indica Jermisondonio Andrade.
“A safra dos produtores acompanhados pelo agrônomo disponibilizado pela Senar foi bem superior à daqueles que não aceitaram participar da parceria,” pontuou.
Outro fator observado e que ajudou a alavancar a produção é a realização, pela prefeitura municipal, do Festival da Melancia, pois com as festividades há mais divulgação da produção e os produtores se empenham, uma vez que a realização do evento proporciona ao produtor melhores oportunidades para a comercialização de toda a produção da fruta e dos seus derivados.