A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), regional do Crato (Dicra), está com o projeto do Centro de Triagem de Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) do Crato, que vai beneficiar 48 municípios da região. O diretor regional da Semace no Crato, Cícero França, já apresentou o projeto a instituições parceiras, incluindo o ICMBio, IBDAMA, Saaec, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e diversas ONGs ambientais.
O Cetras será construído em um terreno de 50 mil metros quadrados cedidos pela Prefeitura do Crato, localizado no Sítio Batateira, na rodovia CE-292, e terá uma área construída de 3.000 metros quadrados. A estrutura vai incluir um laboratório, uma clínica e um escritório regional da Superintendência. A licitação para o início das obras já começou. O projeto tem previsão de conclusão em 24 meses.
“O Cetras Crato auxiliará no manejo da fauna silvestre, envolvendo recepção, identificação, marcação, triagem, avaliação, recuperação e destino de animais protegidos por legislação específica. Os animais poderão ser provenientes de ações fiscalizatórias, resgates ou entregas voluntárias de particulares. A equipe será composta por biólogos, médicos veterinários, zootecnistas e tratadores”, ressaltou o diretor regional, Cícero França.
Além disso, a estrutura também permitirá a realização e o apoio de pesquisas científicas, projetos de ensino e de extensão.