Com o objetivo de firmar um compromisso perante a sociedade cearense e aos seus familiares, os alunos do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFOC) da Polícia Militar do Ceará participaram, nesta sexta-feira (25), na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), de uma solenidade especial, em celebração ao Dia do Soldado.
O compromisso dos alunos oficiais, que possui caráter solene, foi prestado na presença de autoridades militares e civis. O ato solene preconiza que os discentes, para ingressarem em uma corporação militar estadual, devem prestar compromisso de honra, no qual aceitam conscientemente as obrigações e os deveres, manifestando firme disposição de bem cumpri-los.
Para o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, esse momento evidencia, mais uma vez, a sensação de missão cumprida da Academia. “Gostaria de ratificar o compromisso da Aesp em cuidar dos homens e mulheres que compõem as vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Fazemos isso por meio de uma formação de excelência ensino de qualidade, seja formação inicial ou continuada. Essa é a confiança e a expectativa que a sociedade está depositando nessas pessoas que estão aqui nessa solenidade. É um dia festivo,. E nada melhor do que parabenizar todos vocês. Como filho de um policial militar, fico emocionado, porque lembro das inúmeras solenidades militares que acompanhei, entendo as lágrimas dos rostos desses familiares que aqui estão”, relembra o gestor.
O assistente social Carlos Marcelo Silva Patrício é um dos alunos oficiais da atual turma do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar. Já experiente na área, ele aponta a motivação para seguir a carreira militar. “Já tinha sido aprovado em outro concurso público, mas em outro estado. Morei três anos em Manaus, atuei na Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas. Mas eu ainda não estava me sentindo completo porque ainda não estava morando em Fortaleza, que é a minha cidade natal. Então eu decidi pedir exoneração do cargo e voltei. Trabalhava em hospitais, até que surgiu a oportunidade do concurso para o quadro complementar. Decidi agarrar essa oportunidade que surgiu. Consegui conciliar com o trabalho, os plantões e os estudos. Graças a Deus, deu tudo certo”, comemora o aluno oficial.
A prestação de compromisso da turma do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar teve a presença de pais, mães, irmãos e outros familiares dos alunos. Um dos exemplos era a dona Maria do Socorro Silva Patrício. Mãe de um futuro oficial, ela enaltece como esse momento é representativo. “Eu estou muito emocionada, muito orgulhosa pelo filho que tenho. Sinceramente, hoje, a minha felicidade é tamanha, tão grande que não sei nem explicar. Só tenho que agradecer a Deus”, resume.
Também estiveram presentes a delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, Julio Torres; e o subcomandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Vinícius Vineimar. O coronel Anderson Viana, coordenador de gestão de pessoas do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, foi o representante do Cbmce. A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) foi representada pelo assessor da Diretoria de Estratégia, Rafael Barbosa.