Assim como os demais tipos dessa leguminosa, o feijão preto é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, tais como fibras, ferro e cálcio. Com produção vinda dos estados de Minas Gerais e e Bahia, o produto está sendo comercializado a partir de R$ 6,50/kg no entreposto da Ceasa em Maracanaú.
Porém, o grande destaque do feijão preto em sua composição é a presença das antocianinas, o pigmento que dá a coloração escura, além das saponinas e flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce.
Além disso, essa leguminosa também é rica em fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol “ruim” do sangue. O feijão preto também combate a prisão de ventre, facilita a perda de peso, controla a diabetes, previne o envelhecimento precoce e a anemia, fortalece o sistema imunológico, evita a pressão alta e previne a osteoporose.
Dentre as diversas opções de consumo, o feijão preto é mais comumente consumido cozido, em saladas, sopas e ainda pode ser usados como base para o preparo de pães, doces, hambúrgueres, massas ou pizzas e na tradicional feijoada.