Alto Falante

Secretário reforça importância de atualização do CadÚnico em Teresina


Com o inicio do pagamento do programa Auxilio Brasil criado recentemente pelo atual governo em substituição ao Bolsa Familia, milhares de pessoas em diversas cidades do país tem buscado informações visando o novo beneficio. Em Teresina, a Semcaspi (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas) tem intensificado desde o mês passado o trabalho de capacitação das equipes para melhor atender ao publico alvo. “A secretaria tem qualificado diuturnamente os nossos profissionais e técnicos dos Centros de Referencia a Assistência Social. Os CRAS estão de portas abertas atendendo manhã e tarde toda a população beneficiária", resaltou.

Foto: ReproduçãoSecretário da Semcaspi reforça a necessidade de atualizar o Cadùnico
Secretário da Semcaspi reforça a necessidade de atualizar o Cadùnico

Alan Cavalcante reforçou que o CRAS é o espaço exclusivo para tratar sobre benenefícios sociais e atualização de cadastro. Ele alertou as famílias para ficarem atentas sobre a atualizacao do CadUnico em vista do recebimento do Auxílio Brasil.

"E importante que as pessoas compareçam aos Centros de Assistencia Social de sua região para buscar qualquer tipo de esclarecimento. Se você acha que pode receber, teve o beneficio suspenso ou cancelado, procure o CRAS do seu bairro. Qualquer informação sobre esse beneficio apenas o Centro de Assistência Social pode informar. O cadastro e atualização é fundamental para a pessoa receber o auxilio brasil . Vale lembrar que quem recebia o bolsa família passará automaticamente a reeber o novo beneficio.", informou o secretário.

Avaliação da gestão 

O secretário avaliou como possitivo o período de  seis meses a frente da administração da Semcaspi. O gestor destacou a reabertura espaços sociais fechados e a implantação de novos projetos voltados as pessoas em vulnerabilidade social em Teresina.

 "Avaliação que conseguimos avançar bastante ao longo desses seis meses, graças ao apoio do prefeito Dr. Pessoa. Destacamos o programa: Teresina Cuida de Você que está na 3ª edição, iniciativa da autal gestão. Temos 11 unidades de atendimento sendo reformadas e entregues aos usuários. Destacamos ainda a abertura do restaurante popular fechado a muito tempo e hoje ofertando  mais de 1200 refeições diariamente de boa qualidade e com preço simbólico de apenas 2 reais.", explicou.

O gestor também abordou as novas ações implementadas pela nova adminstração da prefeitura. "Temos o Centro de Valorização de Pessoa de Rua aberto também na gestão atual, voltado principalmente a pessoa em situação de rua oferecendo dois tipos de atendimento que é a Casa de Caminho e o Centro Pop. Ainda enumerados o Centro de Valorização da Pessoa Idosa, sendo que juntamente com o Centro de Valorização de Pessoa de Rua, a  cidade de Teresina é a primeira capital do nordeste a lançar esse serviço. Podemos observar que são muitas demandas e ofertas que conseguimos avançar ao longo desse ano de 2021.", comemorou o secretário.

Projetos para 2022

Alan Cavalcante afirmou que para o próximo ano é continuar avançando na ampliação dos serviços  sociais na área de apoio principalmente aos idosos, pessoas de rua e população carente em geral. 

"Vamos continuar crescendo em relação os Centros de Convivencia, ainda temos varios fechados em Teresina. A meta do prefeito é abrir todos o centros e aumentar esse número. Temos a meta de abrir um Centro Dia para pessoa idosa em cada zona da cidade. Hoje temos apenas um aberto na zona sul e a intensão é criar um em cada zona da capital. Contamos com um restaurante popular aberto no mercado central e o objetivo do prefeito é ter um restaurante popular em cada zona da cidade. Sobre morador de rua o objetivo é abrir alberques em toda a cidade dando suporte a esse morador de rua," anunciou o secretário.

Deixe seu comentário